fbpx

Quatro dicas para escolher um curso de graduação

Ao se inscrever para o módulo final do Processo Seletivo Misto (Pism) da UFJF, o candidato precisa optar por um curso de graduação oferecido em um dos dois campus, Juiz de Fora e Governador Valadares. Essa escolha, no entanto, pode ser bastante difícil e, portanto, preparamos algumas dicas que podem servir como auxílio.

 

Faça testes vocacionais

Há inúmeros aplicativos e sites que disponibilizam testes vocacionais gratuitos. A partir de suas áreas de interesse, é possível conferir uma lista com as melhores opções de curso para você. Por isso, lembre-se de ser sincero nas suas respostas. Vale lembrar, ainda, que esses testes não são definitivos, nem 100% eficientes, e devem ser encarados como auxiliares a mais no seu processo de escolha. 

 

Converse com amigos e familiares

Na hora de optar por um curso, uma boa estratégia é, também, dialogar com pessoas próximas a você. Procure saber quais áreas eles acreditam que possam te interessar e porquê — essas conversas podem te dar ideias sobre opções interessantes que você, talvez, sequer conheça.

 

Pesquise sobre o curso de graduação que te interessa

Faça buscas na internet sobre os cursos que mais te instigam, seja pela graduação ou pela área de atuação. Procure saber quais matérias você terá na grade da faculdade, por exemplo, ou qual o mercado de trabalho para aquela opção de carreira. Outra dica valiosa é conversar com alunos do curso para saber em que consiste as aulas.

 

Converse com profissionais da área

Esta recomendação pode ser mais complicada de ser colocada em prática, mas, se tiver oportunidade, converse com um profissional formado no curso de graduação que você deseja estudar. Procure saber sobre o campo de atuação, a remuneração e a valorização dos profissionais da área. Entretanto, questões como o salário ou o prestígio da profissão não devem ser os fatores principais para a sua escolha, embora sejam pontos importantes.

Para verificar a lista com os cursos oferecidos pela UFJF, assim como seus respectivos campi e o horário das aulas, siga nossa página do Instagram @tudosobreopism e clique no link da bio.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *