fbpx

Cursos para quem gosta de escrever

Seis cursos de graduação recomendados para quem ama escrita

Você gosta muito de escrita e, possivelmente, de leitura? Adora estudar para a redação bem mais do que para qualquer matéria? Quer escrever como atividade profissional, mas não sabe quais cursos de graduação oferecem essa possibilidade de carreira? Abaixo, montamos uma lista importantíssima para você!

 

Jornalismo

O curso de Jornalismo é um dos mais procurados por quem pretende escrever como profissão no futuro. A carreira de jornalista, então, exige um bom nível de escrita e leitura de seus profissionais, porque estes podem atuar como colunistas, redatores, editores e assim por diante.

A divulgação de informações, notícias e opiniões é o fundamento geral da profissão e, portanto, os estudantes devem aprender, desde cedo na graduação, como repassar tais ideias de maneira elucidativa, incisiva e, principalmente, confiável. Ademais, os que pretendem trabalhar de maneira oral, tal qual âncoras, repórteres ou radialistas, precisam entender quais as melhores formas de verbalizar o texto escrito.

 

Letras / Estudos Literários

Letras é um curso que se preocupa, essencialmente, com o estudo da linguagem, em nosso e em outros idiomas. Logo, os estudantes estão em constante contato com a produção textual, seja literária ou não. Esses graduandos leem bastante e, por conseguinte, também escrevem muito. Aliás, o profissional dessa área pode atuar no mercado editorial, como editor, revisor e tradutor de textos. Ademais, o curso é bastante ligado à educação e à pesquisa científica, o que garante um bom número de textos a serem produzidos pelos alunos.

Estudos Literários é uma graduação menos conhecida e disponível em poucas universidades brasileiras. Tem íntima relação com o curso de Letras, mas, diferente desse, é mais focado no estudo da Literatura. Assim, para aqueles que têm vasto interesse na escrita literária, seja para a produção própria ou para pesquisa e ensino, essa pode ser uma opção ideal.

 

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda garante ao estudante uma quantidade significativa de criação textual: os profissionais publicitários trabalham com o desenvolvimento de campanhas mercadológicas e divulgação de marcas, o que é feito através da junção perfeita entre atores/modelos/celebridades, música, cenário e, claro, textos. Para chamar atenção dos potenciais clientes, é necessário elaborar discursos, diálogos e frases de efeito que causem o impacto desejado.

 

Comunicação Social

Comunicação Social é uma reunião de tudo que há na esfera comunicacional: comunicólogos atuam no jornalismo, no rádio, na TV, no marketing, na publicidade, nas redes sociais, no mercado editorial, na academia, dentre outros espaços. De fato, o curso tem diferentes ênfases — isto é, a depender da instituição que o oferece, pode focar em determinadas áreas, mas, de modo geral, Comunicação Social garante a atividade de escrita desde as primeiras disciplinas obrigatórias. 

 

Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais está diretamente ligado à pesquisa acadêmica, que, por sua vez, requer uma grande produção de artigos, relatórios e ensaios. Os cientistas sociais devem estudar e escrever, com profundidade e metodologia, sobre diferentes grupos, processos e movimentos da sociedade.

Se interessou por algum dos cursos citados acima? Que tal ler mais sobre eles e procurá-los nas universidades em que pretende ingressar?

Por aqui, bem como nas nossas redes sociais, trazemos informações importantes sobre diversas profissões e cursos de graduação, então não esquece de nos acompanhar: @tudosobreenem, @tudosobreossaupe, @tudosobreopasunb, @tudosobreopasufla, @tudosobreopism,  @tudosobreopasuem, @tudosobreopss, @tudosobreopave, @tudosobreosisuea.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *