fbpx

Como estudar mais ativamente?

Entenda como se preparar melhor para o vestibular

Enquanto o estudo passivo foca no aprendizado rápido, que pode ser perdido rapidamente, o ativo consiste em empenhar-se na retenção de conhecimento a longo prazo — portanto, essa maneira de estudar é interessante na preparação para vestibulares, devido à sua eficiência e eficácia. Mas como fazer isso?

O que é o estudo ativo?

A melhor forma de estudar ativamente é resolver questões e fazer exercícios. O estudo ativo foca, sobretudo, na prática, não na teoria. Por isso, ao estudar, é importante praticar e estar em contato direto com o conteúdo estudado. Alunos que estudam ativamente não perdem tempo escrevendo resumos detalhados e cheios de decoração, nem passam horas assistindo videoaulas: poucas e breves anotações podem ser suficientes para praticar os assuntos.

Porém, vale lembrar que, apesar da sensação de produtividade que os resumos podem trazer, estudar ativamente se baseia, principalmente em errar, já que o estudante está sempre resolvendo exercícios, o que pode ser frustrante. Assim, é essencial perseverar e entender que o processo é gradual e o resultado não virá instantaneamente.

Como evitar o estudo passivo?

O estudo passivo deve ser evitado por alunos que pretendem prestar vestibular devido a sua baixa rentabilidade com o tempo. Para isso, é preciso estar atento à sua rotina de estudos, a fim de entender quais métodos funcionam para você e quais estão, apenas, tomando seu tempo. Não é necessário negligenciar a leitura, as anotações e as aulas, por exemplo, mas é importante buscar ferramentas que auxiliem o seu aprendizado. 

Ou seja, ao estudar ativamente, você aprende a aprender efetivamente.  

Para mais conteúdos como este, nos acompanhe no blog e nos siga no Instagram: @tudosobreenem, @tudosobreossaupe, @tudosobreopasunb, @tudosobreopasufla, @tudosobreopism,  @tudosobreopasuem, @tudosobreopss, @tudosobreopave, @tudosobreosisuea. 

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *