fbpx

Quatro livros que podem cair no SSA 2 e 3

Conheça algumas das obras que estão no conteúdo programático das duas últimas etapas do SSA 

Os clássicos da literatura nacional têm, sempre, passagem garantida pelos vestibulares. Logo, os livros abaixo estão no conteúdo programático do SSA 2 e do SSA 3. Vamos saber um pouco sobre eles?

Livros no SSA 2: Senhora (1875) – José de Alencar

Livro no SSA 2
Na imagem: José de Alencar e sua obra Senhora. Foto: Divulgação.

Em Senhora (1875), acompanhamos a vingança da jovem Aurélia Camargo, outrora pobre, mas que, de repente, recebe uma grande herança. Porém, quando não era rica, Aurélia havia mantido um relacionamento com Fernando Seixas, que a deixa para tentar casar com uma moça rica. O plano de Seixas não dá certo e Aurélia, ao saber que ele permanece solteiro, decide comprá-lo para ser seu marido. 

Senhora, parte do Romantismo, é uma das obras fundamentais do escritor cearense José de Alencar (1829-1877). Dividido em quatro partes, o livro é considerado um romance de costumes, uma vez que sua narrativa está estritamente ligada à sociedade da época em que foi escrito. 

Livros no SSA 2: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Machado de Assis

Livro no SSA 2.
Na imagem: Machado de Assis e sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas.  Foto: Divulgação.

Com uma linguagem cínica e, por vezes, ensaística, Memórias póstumas de Brás Cubas inaugura a fase adulta da bibliografia do autor fluminense Machado de Assis (1939-1908), além de ser um dos livros mais importantes do Realismo Nacional. No romance, acompanhamos a narração em primeira pessoa de Brás Cubas, um cadáver que conta as desventuras de sua vida, misturando, algumas vezes, realidade e fantasia.

Ao rever, com certa amargura irônica, a própria trajetória, o finado Brás Cubas reflete sobre seus defeitos e analisa, satiricamente, as regras da sociedade em que vivia. Segundo Massaud Moisés (2012), Memórias póstumas de Brás Cubas foi um marco essencial em uma literatura que, até então, carecia de profundidade filosófica e existencial.

 

Livros no SSA 3: A hora da estrela (1977), Clarice Lispector

Livro no SSA 3.
Na imagem: Clarice Lispector e sua obra A hora da estrela. Foto: Divulgação.

A hora da estrela é o mais célebre livro da escritora Clarice Lispector (1925-1977).  O romance é narrado por um autor fictício, Rodrigo S.M., que relata a vida da jovem alagoana Macabéa, uma moça nordestina que muda-se com a tia para o Rio de Janeiro, em busca de uma vida melhor. Depois da morte da tia, porém, Macabéa fica sozinha e, mesmo sem muita educação, consegue um emprego como datilógrafa. No entanto, embora seja muito mal remunerada pelo seu trabalho e viva uma vida bastante solitária, além de ser um alvo constante de xenofobia, Macabéa é, surpreendentemente, feliz e esperançosa.

 A hora da estrela pertence às Tendências Contemporâneas da literatura brasileira.

 

Livros no SSA 3: Vidas secas (1938), Graciliano Ramos

Livro no SSA 3.
Na imagem: Graciliano Ramos e seu livro Vidas Secas. Foto: Divulgação.

As adversidades da vida dos sertanejos nordestinos foi um aspecto primordial da obra do escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953). Vidas Secas,  publicado, primeiramente, em formato folhetim, é considerado o trabalho mais significativo de seu autor, além de fazer parte da segunda fase do Modernismo. No romance, acompanhamos, a partir de uma narração em terceira pessoa, o deslocamento de uma família de retirantes, que foge da extrema pobreza, causada pela seca. A triste história dessa família, composta por Fabiano, Sinhá Vitória, o Menino mais velho, o Menino mais novo e a cachorra “Baleia”, é um dos símbolos literários mais importantes da desigualdade social no Brasil. Portanto, Vidas Secas é um dos romances que mais aparece nos vestibulares. 

 

Agora que você já sabe um pouco sobre alguns dos clássicos requeridos no SSA 2 e 3, basta ler esses livros para ter um ótimo desempenho na prova de Linguagens e, quem sabe, também na redação!

 

Para mais conteúdos como este, acompanhe nosso blog, e nos siga no Instagram: @tudosobreossaupe.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *