fbpx

Como usar filmes e séries no Enem

Ao contrário do que muitos acreditam, a redação do Enem não exige do candidato uma pesquisa minuciosa em relação ao tema. A prova quer testar as habilidades do vestibulando ao se deparar com um problema social e conseguir contextualizá-lo com a sua realidade. Vê-se que muitas das redações nota mil nos últimos anos possuem uma particularidade na escrita: A utilização de livros, séries e filmes no Enem. Mas por qual motivo isso vem acontecendo?

A resposta é que para uma boa argumentação e comprovação do seu ponto de vista, você não precisa utilizar meios que fogem da sua realidade. De fato, é muito mais fácil para um jovem estar familiarizado com o enredo de um filme que discute aquele tema, do que com um artigo científico que trabalhe o mesmo assunto. E o seu corretor sabe disso, ele compreende que o público que realiza o exame, em sua maioria, consome um tipo de cultura com nicho bem definido. 

Como aplicar na sua redação?

A melhor maneira de usar seu repertório de Cultura Pop (livros, filmes, séries, animes, novelas, dentre outros) no seu texto é através da alusão. Por isso, é importante mostrar ao corretor, através de exemplos, que você entende aquele assunto, uma vez que consome conteúdos com problematizações semelhantes. 

Dessa forma, você pode usar uma situação ocorrida na sua série favorita no texto, ou a letra de uma música que ilustra determinado assunto e até mesmo trechos de livros que se conectem com o tema proposto. Porém, lembre-se que para alcançar um bom desempenho na redação, a alusão escolhida pelo participante deve ser bem trabalhada, completa e consistente.

Aliás, aqui, no blog, já publicamos alguns posts sobre a utilização de filmes, documentários e séries no Enem, em especial na redação. 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog e siga nossas redes sociais: @tudosobreenem.

Related Articles

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *